Novas práticas alimentares no mercado global

Código : 577

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Este livro aborda, numa perspectiva global, as novas tendências do mercado alimentar. Dentre elas destaca as que envolvem a procura de sustentabilidade e saúde. Os capítulos discutem, a partir do referencial teórico da sociologia e da antropologia, como as práticas alimentares estão em transformação e como as redes de supermercados têm um papel central nesse processo. Em suas prateleiras encontramos cada vez mais alimentos orgânicos e funcionais. Quais são os significados dessa transformação com referência às percepções de riscos alimentares e, sobretudo, aos estilos de vida contemporâneos? Como se estabelecem as interações global-locais no enverdecimento da produção para o consumo alimentar? Essas questões são tratadas no livro a partir de contribuições teóricas que envolvem a teoria da modernização ecológica e a teoria dos fluxos globais e de estudos empíricos que abordam temas atuais, como a centralidade das redes de supermercados, os desafios da certificação e rotulagem, o papel da mídia, o crescimento dos alimentos funcionais e orgânicos e o papel do Estado no controle dos riscos alimentares e na garantia dos direitos dos consumidores. Os capítulos do livro cobrem um espectro de temas que, dada a sua relevância contemporânea e a sua perspectiva global, são de interesse de pesquisadores e estudantes que procuram um entendimento interdisciplinar das transformações do mercado alimentar no século XXI.

ISBN:

9788532805195

Ano de Publicação:

2010

Edição:

1

Formato:

0cm.

Nº Páginas:

334p.

Peso:

510g.